RankMyADS
ASA

4 dicas para melhorar sua performance com ASA

Trabalhar com performance muitas vezes é sobre encontrar processos que podem ser otimizados e encontrar formas de melhorar o que já está sendo, é muito difícil inventar a roda em mídia paga. 

Quando falamos em campanhas de Apple Search Ads, isso não é diferente. Trazendo muitas vantagens para os aplicativos como aumento da visibilidade, maior coleta de dados e até mesmo estratégias de proteção de marca. Mas ainda sim, é importante encontrar formas de melhorar os resultados e as campanhas.

Nesse blogpost, vamos entender um pouco mais sobre o Apple Search Ads, os benefícios de otimizar uma campanha de mídia paga e também 4 dicas para melhorar os seus resultados com ASA.

O que é o Apple Search Ads

O Apple Search Ads (ASA) é a plataforma de publicidade da Apple que permite que desenvolvedores promovam seus aplicativos dentro da App Store, aparecendo nos resultados de busca e em outras seções da loja. A ferramenta ajuda a aumentar a visibilidade do app, alcançar usuários altamente engajados e impulsionar downloads qualificados.

O ASA utiliza um modelo de anúncios baseado em custo por clique (CPC), ou seja, você só paga quando um usuário clica no seu anúncio. Ele permite que os anunciantes escolham palavras-chave relevantes para o seu aplicativo e definam lances para garantir que ele apareça nas pesquisas dentro da App Store.

Atualmente é possível operar as campanhas em dois formatos diferentes: O Basic, mais simples de configurar, indicada para pequenos desenvolvedores e com investimento mínimo menor; e o Advanced, que permite controle total sobre palavras-chave, maior segmentação de público e também insights detalhados. Nesse caso, existe a possibilidade de otimizar as campanhas e criar diferentes grupos de anúncios para diferentes estratégias.

Por que otimizar campanhas de ASA?

Já sabemos que o Apple Search Ads é uma ferramenta essencial para maximizar a visibilidade e a aquisição de usuários na Loja da Apple, mas apenas rodar campanhas não garante resultados eficazes. A otimização contínua das campanhas de ASA é fundamental para reduzir custos, aumentar conversões e melhorar a retenção de usuários.

Melhorar suas campanhas de ASA impacta diretamente no custo por instalação (CPI), qualidade dos usuários adquiridos e retorno sobre investimento (ROI), e existem motivos muito claros para isso. É importante sempre se manter atento para ajustar lances, segmentação e palavras-chave melhora a eficiência dos gastos, já que campanhas mal estruturadas podem desperdiçar orçamento com cliques irrelevantes. 

Nessa mesma linha, a escolha assertiva e a posterior otimização das palavras-chave, aumentam a chance de atingir usuários realmente qualificados, o que também acarreta no aumento da retenção e no LTV (Lifetime Value) do seu app. Com melhor segmentação a probabilidade dos usuários serem altamente engajados é maior.

Vamos conhecer 4 dicas para melhorar a sua estratégia de Apple Search Ads?

1- Use uma estratégia de palavras-chave inteligente

A escolha das palavras-chave é um dos fatores essenciais para o sucesso de uma campanha de ASA. Para garantir que sua campanha atraia usuários altamente qualificados, você pode utilizar correspondências amplas e exatas de forma estratégica. A ampla é muito eficaz para descobrir novas oportunidades de usuários e a exata para focar apenas em termos relevantes para a sua marca.

Além disso, você também pode utilizar palavras de marca que protegem seu app de concorrentes e palavras genéricas que podem te ajudam a encontrar usuários que buscam soluções parecidas.

2- Integre ASA e ASO

A otimização para a App Store (ASO – App Store Optimization) e o ASA devem andar juntos para garantir maior visibilidade e conversões. Utilize os insights de ASA para analisar os termos que trazem mais tráfego pago e otimize a descrição e o título do app com essas palavras. Otimize a página do seu app com capturas de tela atrativas, vídeos curtos e avaliações positivas aumentam a taxa de conversão e reduzem o custo por instalação (CPI). Usuários que chegam por ASA em uma página bem estruturada tendem a permanecer no app por mais tempo.

3- Estruture suas campanhas com diferentes grupos de anúncios

Se você quer melhorar a eficiência do seu orçamento e garantir que seus anúncios atinjam o público certo, uma boa estruturação de campanha é essencial. Divida campanhas por tipo de palavra-chave, para que elas não canibalizem entre si. Por exemplo, crie um grupo para palavras-chave de marca, outro para genéricos e um específico para concorrentes. Isso facilita a alocação do orçamento e o ajuste de lances. Não se esqueça de direcione mais verba para campanhas e grupos de anúncios que têm CPI menor e taxa de conversão mais alta, otimizando o dinheiro investido.

4- Segmente usuários para melhorar conversões

A segmentação inteligente evita desperdício de orçamento e garante que você esteja investindo nos usuários mais propensos a instalar e engajar com seu app. Você pode, por exemplo, segmentações pode localização, idade, gênero e até por interesses, tudo vai depender do ICP (Ideal Customer Profile). Campanhas mais segmentadas costumam ter CPI menor e qualidade de usuários melhor, pois atingem quem realmente tem interesse no app.

Além disso, você ainda pode testar campanhas por dispositivos. Se o seu app tem uma versão otimizada para iPad, por exemplo, direcione anúncios específicos para usuários desse dispositivo.

O sucesso em Apple Search Ads não depende apenas de rodar campanhas, mas de otimizá-las continuamente para alcançar usuários qualificados e garantir um retorno sobre investimento positivo. Implementar uma estratégia de palavras-chave bem estruturada, alinhar ASA e ASO, organizar grupos de anúncios de forma eficiente e segmentar o público corretamente são práticas que podem fazer toda a diferença na performance das suas campanhas.

Com ajustes constantes e um olhar analítico sobre os dados, é possível reduzir custos, aumentar conversões e melhorar a retenção de usuários. Se você quer maximizar seus resultados com ASA, comece aplicando essas dicas e acompanhe os impactos no desempenho do seu app.

Para te ajudar com esse desafio desenvolvemos o e-book “Apple Search Ads – da aquisição à retenção de usuários”. Baixe agora o material gratuito e entenda tudo sobre ASA.

ASA

Se você quer aprofundar as suas estratégias em Apple Search Ads, conte com a RankMyAds. Somos pioneiros na América Latina e o único parceiro Apple a operar em reais. 

A RankMyAds é especialista em mídia de performance para aplicativos e sites, desenvolvendo estratégias para aumentar os KPI’s da sua marca baseados 100% em dados e com o mix de canais ideias para impulsionar seus resultados. Converse com nossos especialistas e entenda como podemos te apoiar.

Últimas postagens