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Como operar mídia paga no Google search?

Se manter relevante para capturar a demanda no mercado é um desafios para muitas empresas e os anúncios pagos se tornaram uma solução para alcançar usuários e clientes onde a força orgânica da marca não chega.

A mídia paga no Google Search é uma das estratégias mais eficazes para gerar tráfego qualificado e aumentar conversões. Com o Google Ads, as empresas podem exibir seus anúncios no topo dos resultados de busca, alcançando potenciais clientes no momento certo. 

Neste artigo, vamos explorar como operar campanhas de mídia paga no Google Search, desde a configuração até estratégias para maximizar a performance.

A Importância das Campanhas de Search

Investir em mídia paga no Google Search traz diversos benefícios para empresas de todos os tamanhos e existem vários motivos para isso e que vão além de ser o formato de anúncios mais utilizado por muitas empresas para realizar aquisição de demanda. 

Diferente do SEO, que demanda tempo para ranqueamento orgânico, os anúncios pagos aparecem imediatamente nos resultados de busca, encurtando o tempo e a jornada de conversão do cliente. Além disso, usuários que pesquisam no Google estão mais próximos da tomada de decisão, o que aumenta a taxa de conversão das campanhas.

A possibilidade de exibir anúncios para públicos altamente segmentados, com base em palavras-chave, localização, idioma, dispositivos, por exemplo, destaca a importância de utilizar o gerenciador do google. Essas segmentações permitem que o público correto seja encontrado, ou até mesmo uma expansão de mercado da sua empresa com a segmentação de localização e idioma.

Para empresas e profissionais que necessitam de facilidade para acessar dados, o Google Ads permite acompanhar e otimizar cada campanha em tempo real, garantindo um melhor retorno sobre o investimento (ROI).

6 passos para desenvolver uma campanha eficaz no Google Ads.

Agora que você já sabe a importância de campanhas de search, que tal entendermos 6 passos principais para planejar, criar e otimizar as campanhas na plataforma do google e melhorar os resultados?

1- Defina objetivos claros

Como em toda estratégia de marketing digital, primeiro é necessário saber onde se quer chegar e isso envolve o clássico planejamento. Com base nos seus objetivos defina uma plano de mídia consistente com a quantidade de campanhas necessárias para alcançar as suas metas. 

Os objetivos mais comuns podem ser: 

  • Gerar leads (formulários, ligações, downloads de e-books);
  • Aumentar vendas online (e-commerce, landing pages de produtos);
  • Impulsionar visitas ao site (tráfego qualificado);
  • Fortalecer o reconhecimento da marca.

Entretanto, os objetivos devem ser definidos com base no seu produto, serviço ou ICP.

2- Escolher palavras-chave estratégicas

Quando se fala-se em campanhas de search, a seleção de palavras-chave é fundamental para o sucesso das campanhas, da mesma forma que as estratégias de SEO.  Para isso, utilize o Planejador de Palavras-Chave do Google Ads para identificar termos relevantes.

Uma das tendências recentes para anúncios digitais, é apostar em palavras-chave long tail (frases mais específicas) para aumentar a taxa de conversão e alcançar usuários mais qualificados.

Também monitore os termos de pesquisa, para olhar se as conversões são relevantes, se não forem você pode negativar palavras irrelevantes para evitar desperdício de verba.

3- Crie anúncios relevantes e atraentes

‘ Os anúncios no Google Search devem ser diretos e persuasivos, levando o cliente a clicar em menos de 30 caracteres. Para isso, muitos profissionais de marketing digital utilizam títulos chamativos e que contenham a palavra-chave principal a ser utilizada nas campanhas.

É importante escrever descrições claras e objetivas, destacando benefícios do produto/serviço e que também converse com a copy das páginas de destino, otimizando a Inteligência do Google. Além disso, certifique-se de que as páginas de destino dos anúncios são responsivas, rápidas e contêm CTA’s claros.

4- Configure extensões de anúncio

As extensões de anúncio melhoram a visibilidade, desempenho das campanhas e também conversões nas campanhas, trazendo mais credibilidade. Algumas extensões importantes são:

  • Extensão de Sitelinks: Links adicionais para páginas específicas do site.
  • Extensão de Chamada: Exibe um número de telefone para contato direto.
  • Extensão de Local: Direciona os usuários para a localização física da empresa.
  • Extensão de Preço: Exibe valores de produtos/serviços diretamente no anúncio.

5- Defina orçamentos e lances

O orçamento é um dos processos mais importantes para o sucesso das campanhas, já que a forma que você investe também dita a sua participação no leilão do Google. A plataforma do Google Ads permite que você ajuste o orçamento do seu investimento em mídia paga conforme algumas estratégias:

  • CPC manual: define um valor máximo por clique, garantindo controle total.
  • Lances automáticos: o Google ajusta os valores para maximizar conversões ou cliques.
  • Estratégia de ROAS: otimiza os lances com base no retorno esperado sobre o investimento.

6- Monitore e otimize resultados

Você já deve estar cansado de ouvir que é necessário acompanhar os resultados das suas campanhas de mídia paga para otimiza-las e melhorar os resultados. Mas, isso é extremamente importante quando fala-se em tráfego pago.

Após o lançamento da campanha, acompanhe indicadores-chave de desempenho (KPIs), como CTR (que mede a relevância dos anúncios), o CPC (que ajuda a avaliar a distribuição de orçamento), taxa de conversão, impressões e etc.

Operar mídia paga não é uma tarefa fácil e exige um olhar análitico, estético e textual, já que o que trás uma boa performance é o conjunto da obra e não apenas um fator decisivo. Para te ajudar com esse desafio, desenvolvemos o manual avançado de mídia paga, onde você terá acesso às melhores práticas de gestão de tráfego. Baixe agora o material gratuitamente.

Midia paga; mercado de apostas;

Investir em mídia paga no Google Search é uma estratégia eficaz para gerar tráfego e conversões de forma rápida e eficiente, entretanto exige alguns cuidados e pontos de atenção, já que apenas captura a demanda existente e não gera novas, podendo limitar sua captação. 

Para obter os melhores resultados, é essencial definir objetivos claros, escolher palavras-chave relevantes, criar anúncios atrativos e otimizar constantemente a performance. Com a abordagem certa, sua empresa pode maximizar o ROI e se destacar na busca paga do Google.

A RankMyAds é especialista em mídia de performance para aplicativos e sites, desenvolvendo estratégias para aumentar os KPI’s da sua marca baseados 100% em dados e com o mix de canais ideias para impulsionar seus resultados. Converse com nossos especialistas e veja como podemos te apoiar na gestão de mídia.

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